A partir desta quinta-feira (28), Carmo da Mata se tornará a primeira cidade da região a oferecer a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade diretamente no Cartório de Registro Civil.
O Cartório de Registro Civil do município está entre os 27 primeiros de Minas Gerais a integrar o programa, fruto de um convênio entre o Sindicato dos Registradores Civis de Minas Gerais (Recivil) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
A tabeliã Renata Pinto, responsável pelo Cartório de Registro Civil de Carmo da Mata, explica que a nova identidade terá um formato mais moderno, com dados essenciais que buscam facilitar a identificação e garantir a proteção do cidadão. “A nova carteira de identidade vai ao encontro das necessidades sociais e de segurança dos cidadãos, proporcionando mais agilidade e recursos para o dia a dia. Nossa intenção é atender a grande demanda pelo serviço”, afirmou.
A nova versão da identidade nacional promete trazer mais segurança, praticidade e inclusão. Com um design atualizado, o documento contará com um QR Code para facilitar a verificação das informações, além de símbolos que indicam deficiências e outros dados como o tipo sanguíneo e condições de saúde específicas. A mudança visa melhorar o acesso aos direitos e serviços públicos com mais agilidade e clareza.
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Para garantir a emissão da nova identidade, o serviço será oferecido exclusivamente por agendamento, que pode ser feito por meio de um link disponibilizado pelo Cartório (link: https://calendar.app.google/P7tTCRvmepKRKhrx5). O atendimento será realizado de terça a quinta-feira, das 8h às 18h. O agendamento já pode ser feito para a data de estreia, nesta quinta-feira (28), e o prazo de entrega da carteira é de 15 a 30 dias.
Os interessados devem apresentar documentos como a certidão de nascimento ou casamento original (sem rasuras), CPF e, se desejado, outros documentos como CNH, título de eleitor e carteira de trabalho. Para menores de 16 anos, é exigida a presença dos pais ou responsáveis legais. Crianças a partir de quatros anos poderão já emitir o documento. Não é necessário levar foto.
Um dos pontos destacados pela tabeliã Renata Pinto é a acessibilidade do serviço. Pessoas acamadas podem solicitar o atendimento em domicílio, por meio de agendamento. “Nosso objetivo é atender a todos, sem que ninguém precise sair de casa. A identidade é um direito de todos, e estamos trabalhando para garantir que esse direito seja acessível a todos os cidadãos, incluindo os que enfrentam dificuldades de locomoção”, explicou.
A taxa para emissão da nova identidade é de R$ 55,00, conforme a tabela vigente, e o atendimento será realizado com base no agendamento. No entanto, caso opte pela gratuidade, o posto UAI em Divinópolis também oferta o serviço por agendamento.
A cobrança da taxa para emissão da Carteira de Identidade pelo cartório foi autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por acordo firmado pelo Recivil e Polícia Civil de Minas Gerais e foi homologado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
A medida é parte de uma iniciativa que visa modernizar e descentralizar a emissão de documentos em Minas Gerais com um foco na inclusão social e no aumento da acessibilidade.
Para mais informações, é possível entrar em contato diretamente com o cartório, que está pronto para atender a demanda crescente.
Jornal A Notícia