Por Redação A Notícia
Entre os dias 1º e 6 de janeiro, a Folia de Reis da Cachoeira dos Dias percorreu diversos caminhos, ao sair da comunidade de Brasilândia, no município de Oliveira, passando por diversas zonas rurais, dentre elas a comunidade da Cachoeira dos Dias e Forquilha. A Folia de São João Batista representa três denominações, de acordo com a época do ano. Representa os Santos Reis, São Sebastião e em junho São João.
Durante seis dias, os foliões enfrentaram chuva, sol e longas jornadas, caminhando diariamente das 7h da manhã até as 20h de levaram consigo a mensagem dos Três Reis Magos às casas e comunidades.
“A maioria das casas que a gente chega, principalmente nas roças, somos muito bem recebidas. Tem umas que já deixam até o café pronto. Já chegamos em casa de pessoas muito humildes que só tinha o dinheirinho pra comprar o leite do filho pequeno e mesmo assim tirou um pouco e ofertou com alegria. Deixamos nossas obrigações para a viagem dos três reis santos, mas caminhamos com nossa fé viva e vivemos muitos milagres”, conta Fabiano Dias de Souza, embaixador da folia de São Sebastião.
Em Carmo da Mata, a Folia de Reis é considerada um patrimônio cultural imaterial, pois promove a integração entre as comunidades e resgata histórias e costumes que atravessam gerações.
“Infelizmente a folia de reis hoje em dia é vista para gente mais velha, mas estão enganados. Estamos abertos para receber a todos: jovens, crianças e quem tiver interesse em saber e aprender mais sobre a folia”, pontua Fabiano.
O esforço dos foliões, que seguem em peregrinação mesmo sob condições adversas, simboliza a fé inabalável e a dedicação a essa importante manifestação cultural de nossa cidade.
Jornal A Notícia