A Sociedade de Orientação Social (SOS Amor) inicia nova fase de cuidados das crianças e adolescentes com suporte pedagógico e de saúde, em uma retomada após a presidente em exercício pedir em fevereiro deste ano renúncia por motivos pessoais e profissionais.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social precisou assumir interinamente a entidade assistencial que hoje atende um total de 52 crianças, de 4 a 14 anos, durante dois turnos.
A responsável pela pasta, Camila Canto, disse ao jornal A Notícia que precisou de 7 dias para se organizar e então a secretaria que representa assumiu o cuidado do espaço até a realização da eleição da nova diretoria, prevista para o próximo dia 27 de março.
“Estamos cuidando de maneira interina junto de parceiros visto que a presidente Alaíde Pinto da Silva renunciou o cargo por motivos pessoais e profissionais. A saída foi rápida e tivemos apenas 7 dias para se organizar. O Governo Municipal estava seguro que o trabalho dela continuaria”, pontuou.
Com isso, o SOS Amor entra em nova etapa de funcionamento nos cuidados das crianças e adolescentes carentes do município, bem como em vulnerabilidade social e encaminhadas pelo Ministério Público, que tem sido um parceiro há anos da instituição.
Camila explica que neste intervalo já firmou uma parceria com as secretarias de Governo, Educação e Saúde. Foram implantados monitores para fortalecimento do trabalho pedagógico a partir da parceria com a Secretaria de Educação. “A Educação tem pago e cedido servidores e equipamentos, além de transporte e materiais para estudo. Já a Saúde vai iniciar com a presença de psicólogo e dentista. Cedemos o atendimento de um assistente social e o Gil, secretário de governo, representando a prefeita, tem formalizado muitas parcerias e doadores”, comentou a secretária.
A sede conta com 13 cômodos, sendo 8 salas, onde poderão ser realizadas as oficinas de dança, arte, música e demais atividades que fazem parte do projeto.
A equipe está em busca de mobília, material didático, computadores e também o apoio da população. Muitos empresários têm doado, como sempre fizeram, frutas, carne, leite e o pão para crianças. Uma empresa de laticínios tem doado sempre iogurtes. São três refeições diárias, sendo o café da manhã, almoço e café da tarde.
O SOS Amor atende crianças e adolescentes de todos os bairros e possui mais atendimentos de meninos e meninas do Aeroporto, Colorado, Jardins, Cohab 1 e Cohab 2, além da Zona Rural.
O trabalho é de contra turno escolar. Uma turma é atendida de manhã e outra pela tarde, com atendimento de segunda a sexta, de 6h30 às 16h30.
A nova diretora, Sandra Fernandes, cita que pretende junto da equipe implementar uma rotina diária a partir de agora.
“Atividades do SOS, Oficina de arte, Oficina pedagógica, Hora do cinema e a prioridade que são os deveres e o reforço escolar”, cita.