A Paróquia Nossa Senhora da Conceição divulgou a programação oficial da Semana Santa de 2025, que ocorrerá entre os dias 13 e 19 de abril. As celebrações litúrgicas e manifestações de fé visam conduzir os fiéis à reflexão sobre os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, mantendo vivas as tradições religiosas da comunidade.
As atividades terão início no Domingo de Ramos, 13 de abril, com a coleta da Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Na Matriz, haverá missas às 8h e às 10h, esta última com procissão de Ramos organizada pelas crianças. Às 17h, os fiéis se concentrarão na Igreja de Nossa Senhora do Rosário para a bênção dos ramos, seguida de procissão até a igreja matriz.
Entre os dias 14 e 16 de abril, a paróquia realizará missas diárias às 7h e às 19h30 na Matriz, além das tradicionais procissões do Depósito de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos. Na Quarta-Feira Santa, dia 16, acontecerá o Sermão do Encontro, culminando com a bênção das famílias após a procissão que reúne as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos.
O Tríduo Pascal, ápice das celebrações, terá início na Quinta-Feira Santa, 17 de abril, com a Celebração da Unidade e Bênção dos Santos Óleos às 9h na Catedral Diocesana. À noite, na Matriz, será realizada a missa da Ceia do Senhor com o rito do Lava-pés e a Transladação do Santíssimo Sacramento, seguido de vigília. Na Sexta-Feira da Paixão, 18 de abril, a programação começa com a Via Sacra às 5h, seguida da Solene Ação Litúrgica às 15h. Às 19h, será proferido o Sermão do Descendimento e, em seguida, ocorrerá a Procissão do Enterro.
O encerramento das atividades litúrgicas acontece no Sábado Santo, 19 de abril, com a Vigília Pascal às 20h no Jardim Monte Castelo, onde haverá a bênção do Fogo Novo e a Procissão da Luz, marcando simbolicamente a passagem da morte para a ressurreição.