A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Carmo da Mata (MG), preparou uma programação especial para a Semana Santa 2025, que acontece a partir do Domingo de Ramos, dia 13, e segue até dia 20 de abril, Páscoa do Senhor.
Além das tradicionais celebrações litúrgicas, o calendário deste ano destaca o tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Ecologia Integral” com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), convidando os fiéis a refletirem sobre o cuidado com a criação.
As celebrações começam no Domingo de Ramos (13), com a bênção e procissão dos ramos da Igreja do Rosário até o Santuário, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém. A data também marca a Coleta da Fraternidade, gesto concreto de solidariedade com os mais necessitados.
Durante a Segunda, Terça e Quarta-feira Santa (14, 15 e 16), haverá atendimentos de confissão e procissões tradicionais, como a do Senhor dos Passos e a de Nossa Senhora das Dores.
O ponto alto destes dias será o Sermão do Encontro, realizado na Praça do Santuário.
O Tríduo Pascal, ápice da Semana Santa, começa na Quinta-feira Santa (17) com a Missa da Ceia do Senhor e o rito do lava-pés, seguido da vigília ao Santíssimo Sacramento.
Na Sexta-feira da Paixão (18), dia de jejum e abstinência, os fiéis participam da Via Sacra pelas ruas, da Celebração da Paixão às 15h e da Procissão do Enterro de Jesus à noite.
No Sábado Santo (19), a Solene Vigília Pascal será celebrada com a bênção do fogo novo, símbolo da ressurreição de Cristo.
O Domingo de Páscoa (20) será marcado por missas festivas, batizados e a tradicional Procissão do Triunfo de Nossa Senhora, encerrando a Semana Santa.