A tradicional Via-Sacra Penitencial da Pastoral da Juventude será realizada na próxima Sexta-feira Santa, dia 11 de abril, em Carmo da Mata. Organizada por cerca de 40 jovens da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a celebração tem início previsto para as 7h da manhã, em frente à Igreja Matriz.
Segundo a PJ, a mudança no horário busca ampliar a participação da comunidade e favorecer um ambiente mais propício à espiritualidade.
O percurso contemplará 14 estações, que retratam os principais momentos da Paixão de Cristo, desde a condenação até o sepultamento. Entre as cenas mais marcantes estão o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, o gesto de Verônica ao enxugar seu rosto e os momentos finais da crucificação.
A Via-Sacra seguirá pelas ruas da cidade até o Cemei Conceição Guerra, local escolhido como ponto final da caminhada.
A escolha do Cemei, que teve sua estrutura comprometida pelas chuvas no início do ano, está alinhada com o tema da Campanha da Fraternidade 2025, que propõe a reflexão sobre a ecologia integral.
Ainda conforme a PJ, a iniciativa destaca a importância da solidariedade, do cuidado com a vida e com a “casa comum”, em fortalecimento do sentido social da celebração.
“A Pastoral da Juventude faz também um convite especial a todos aqueles que desejam contribuir com as futuras edições da Via-Sacra. São bem-vindas doações financeiras e, principalmente, a doação de talentos e trabalho voluntário, de pessoas que se sintam chamadas a colaborar com a evangelização e com o fortalecimento das expressões de fé da juventude. Com a ajuda da comunidade, as encenações poderão ser ainda mais belas e tocantes nos anos vindouros”, diz João Henrique Correa, um dos organizadores e voluntários da via sacra.