Um grupo de trabalhadoras da panha de café passou por dificuldades ao retornar para casa, após o ônibus que os transportava atolar em uma estrada da zona rural de Carmópolis de Minas, na tarde de terça-feira (03). O caso ocorreu após um serviço de patrolamento no trecho da comunidade da Mata ser feito sem conclusão. O local é onde os trabalhadores percorrem todos os dias para retornar ao distrito do Bom Jardim.
De acordo com relatos, o serviço realizado na estrada teria deixado o local em más condições. Mesmo durante o período de estiagem, a passagem de máquinas provocou acúmulo de barro. Bastou uma pequena quantidade de chuva, que atingiu grande parte da região durante o período da tarde, e o trecho ficou escorregadio e com muita lama.
No momento do ocorrido, várias pessoas que retornavam do trabalho tentaram empurrar o ônibus para liberar a passagem. O esforço coletivo representou risco à integridade física dos trabalhadores, devido à instabilidade do terreno, como se vê nas imagens.
Em entrevista ao jornal Carmópolis Notícias, moradores e trabalhadores afetados relataram que completaram o trajeto até suas residências a pé, após a interrupção do transporte. “A estrada ficou muito difícil de passar. Quando começou a chover, o ônibus atolou e tivemos que sair para ajudar. Foi perigoso, mas não tinha outra opção para a gente voltar para casa”, pontuou uma das trabalhadoras nas imagens que circularam nas redes sociais.
Até o momento, não houve manifestação oficial sobre o ocorrido por parte das autoridades responsáveis pela manutenção das vias rurais.