A Comunidade do Bananal, no município de Cláudio (MG), realizou mais uma edição do tradicional Reinado neste fim de semana, com intensa programação cultural e religiosa. A festa começou na sexta-feira e seguiu até o domingo, reunindo guardas e fiéis em momentos de fé, música e devoção.
Na sexta-feira, se apresentaram as guardas Catupé Lavoura, Sabarazinho com o capitão Donizete, Moçambique de Sô Jair e o Moçambique de Léo. No sábado, a programação incluiu as guardas Lavoura, Pula, Sô Jair, Léo, Zé Coco, Fangueiro, Samuel e Peteco.
Ainda no sábado, foi celebrada a missa com a participação dos ternos, seguida pela emocionante troca das coroas de São Benedito e de Santa Efigênia. Os reis de São Benedito de 2025, Pedro Rodrigues Marcelino e Teresa Gonçalves, juntamente com o príncipe Arthur Luis Souza e a princesa Mariana Santos, passaram a coroa para os reis de 2026, Washington Magno e Isabela Fernandes Lara Resende. Já os reis de Santa Efigênia, Ezequiel Pereira e Adriana Carlos, com o príncipe João Lucas Rezende e a princesa Ruth de Souza, entregaram a missão aos sucessores João Victor Adami e Yanelli Vasconcelos. Também foram coroados: a princesa Isabel, Mayara Lopes; a rainha das flores, Anna Beatriz Silva; os reis Congos, Reginaldo Marcelino; e os reis perpétuos, Renato Santos e Marcelino, além de Joseane Marcelino Santos.
No domingo, encerrando a festa, participaram novamente as guardas Lavoura e Pula, além de Sô Jair, Vilão, Bocaina, Fangueiro, Samuel, Ganso e Peteco.
Durante os dias de festa, o almoço e a janta oferecidos às guardas foram preparados em conjunto e compartilhados entre todos os reis e rainhas.