A prefeita de Carmo da Mata, Mônica Borges (PL), sancionou nos últimos dias a Lei Complementar 112/2025, que altera o quadro de cargos da rede municipal de ensino. A legislação cria 64 novas vagas, sendo 61 para funções já existentes e três para cargos inéditos com o objetivo de ampliar o atendimento no sistema público de educação. A matéria tramitou na Câmara Municipal e foi aprovada antes da sanção e publicação da norma.
Com a medida, o número de vagas para Professor PI passou de 67 para 74. Para Professor PII, o total subiu de 8 para 18. Também houve aumento nas vagas para supervisores escolares (de 6 para 9), secretários escolares (de 4 para 6) e auxiliares de educação (de 39 para 44).
O cargo com maior ampliação foi o de monitor de apoio, que passou de 20 para 50 vagas. Além disso, foram criadas uma vaga para os cargos de assistente social, psicopedagogo e nutricionista.
Durante a campanha eleitoral de 2024, a então candidata Mônica Borges publicou um vídeo em seu perfil no Instagram no qual mencionava a valorização dos profissionais da educação como prioridade. “A primeira coisa importante é a valorização do professor”, afirmou na ocasião.
No mesmo vídeo, ela disse que pretendia revisar a estrutura da carreira docente. “Eu quero rever, cuidar, estudar o Plano de Carreira e, de fato, eu quero melhorar o salário do professor”, disse à época.
Na mesma publicação, Mônica também falou sobre o repasse das sobras do Fundeb aos profissionais da educação. “A gente precisa fazer o rateio do Fundeb, que é o dinheiro do professor”, declarou.