O Fórum de Carmo da Mata sediou, na última sexta-feira (27), a primeira edição do casamento civil comunitário realizada em suas dependências. Esta foi a segunda edição do projeto no município, mas a primeira organizada por meio da parceria entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Quatro casais participaram da cerimônia, que oficializou uniões civis de forma gratuita. O objetivo da iniciativa, segundo informado, foi o de garantir a regularização jurídica da união sem custos para os participantes previamente inscritos. A Secretária Camila Garcia comemorou a parceria e disse que novas realizações conjuntas estão sendo preparadas e organizadas.
O evento contou com a presença do Juiz de Direito, Dr. José Alexandre Marson Guidi, do promotor de Justiça, Areslan Eustáquio Martins, da prefeita Mônica Borges e da vereadora Silvana Barreto. O salão do júri ficou lotado com os casais e convidados autorizados.
Durante seu discurso, a prefeita Mônica Borges destacou a relevância da ação conjunta. “É um momento importante para garantir direitos, segurança jurídica e cidadania às famílias. Essa parceria entre o Judiciário, o Cartório e a Secretaria de Desenvolvimento Social mostra o compromisso de todos com as pessoas que mais precisam dessa oportunidade”, citou.
O Juiz de Direito, Dr. José Alexandre Marson Guidi, também falou aos participantes. “Esse ato coletivo simboliza a cidadania e a dignidade da pessoa humana, que são princípios constitucionais. O Judiciário, por meio do CEJUSC, em conjunto com o Cartório Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social, espera realizar uma nova edição do casamento comunitário no próximo ano, novamente sem custos para os casais. Em breve, vamos divulgar os critérios e as informações para participação”, pontua.
A cerimônia teve apoio de Branca Cerimonialista e decoração de Rick Henrique. Informações sobre futuras edições podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou ao CEJUSC de Carmo da Mata.
Jornal A Notícia