O cineasta carmopolitano Lucas Lara, com sua obra “Travessia e devoção”, lotou o Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, no último domingo, 20 de outubro. O documentário, que retrata a histórica romaria de 140 quilômetros entre Carmópolis de Minas e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, emocionou o público, trazendo à tona as histórias de fé e sacrifício dos romeiros. A exibição contou com lotação máxima e consolidou a força do projeto que, já na sua primeira pré-estreia, conquistou espaço no cine.
Com uma equipe de destaque, a produção do filme trouxe o olhar técnico de Bony Conteville na direção de fotografia e a sensibilidade de Leonardo Gelio na edição. O enredo transportou o espectador para a jornada dos romeiros, que caminham há mais de 40 anos em uma expressão profunda de devoção e resistência. Carlota Borges, produtora do filme, também de Carmópolis, foi peça fundamental ao construir uma narrativa que alia tradição e espiritualidade, conectando o público à essência dessa travessia.
Com o sucesso absoluto da primeira exibição, uma segunda e última pré-estreia já está marcada para o dia 24 de novembro, em Congonhas, como parte das celebrações locais que envolvem a romaria. Além disso, o lançamento oficial do documentário está previsto para o final de novembro, em uma nova série de exibições.
“Travessia e devoção” não é apenas um documentário sobre a romaria, mas um testemunho vivo da conexão entre o povo e a fé, uma prática que se estende por mais de quatro décadas, trazendo à tona a importância cultural e espiritual da jornada. O projeto faz parte dos eventos promovidos pela Fundação Clóvis Salgado e conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de patrocinadores como Cemig e Instituto Cultural Vale, e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio.
Este documentário promete marcar a história, tanto pelo conteúdo, quanto pela lotação que já provou ser um sucesso em sua primeira exibição. O público agora aguarda ansiosamente por essa segunda oportunidade de ver “Travessia e devoção” nas telas.
.
Carmópolis Notícias