O Espaço de Arte Bianchi, em Carmo da Mata, segue firme em sua missão de levar a arte e a música de alta qualidade para a região. Recente, o espaço recebeu a terceira apresentação aberta ao público. Desta vez, com o Duo Viola e Piano, formado pelo violista Carlos Aleixo e pela pianista Cenira Schreiber.
O recital, que aconteceu em um ambiente acolhedor e intimista, encantou o público com um repertório diversificado que incluiu desde compositores clássicos até músicas contemporâneas e obras de compositores latino-americanos.
O Duo Viola e Piano tem conquistado uma intensa atividade no Brasil e no exterior, realizando apresentações, recitais e palestras. No repertório da noite, destacaram-se peças de grandes mestres como Claude Debussy, Astor Piazzolla, Heitor Villa-Lobos, entre outros. A performance foi uma verdadeira celebração da música brasileira e mundial com um toque especial nas obras para viola e piano.
Em setembro de 2022, o duo lançou o álbum “Música Brasileira Para Viola e Piano”, disponível nas principais plataformas digitais como Amazon, Spotify e YouTube. O álbum reúne uma seleção de obras de compositores brasileiros, refletindo a pesquisa e a dedicação do Duo em divulgar a música do Brasil.
O violista Carlos Aleixo, Doutor em Artes Musicais pela Shenandoah University (EUA), é professor de viola na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem se destacado em sua carreira como solista e membro de diversas formações camerísticas. Com passagens por orquestras no Brasil e no exterior, ele também é Membro Honorário da Sociedade Americana de Viola de Arco, título conquistado por suas contribuições ao ensino e à execução do instrumento.
A pianista Cenira Schreiber, Doutora em Música também pela Shenandoah University, faz parte da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e é professora de piano na Escola de Música da UEMG. Com vasta experiência como solista e integrante de várias orquestras, Cenira foi destaque em tournées internacionais e foi membro da Comissão Julgadora do “First Piano Competition” na Conferência Mundial de Pedagogia do Piano (WPPC) em Atlanta, EUA.
Idealizado e realizado pelo professor de música da UEMG, o carmense Rogério Bianchi, o Espaço de Arte Bianchi tem se tornado um centro cultural de referência no município. Criado em homenagem à sua mãe, Arlete Bianchi, o espaço tem como objetivo resgatar e fortalecer a cultura local, promovendo ações culturais que envolvem a comunidade e que, a partir de 2025, incluirão também projetos voltados para as escolas e para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Sobre o Espaço de Arte Bianchi
Localizado em Carmo da Mata, o Espaço de Arte Bianchi é um centro cultural inovador que busca promover a arte e a cultura em suas diversas formas com ênfase na música, no teatro e no audiovisual.
Jornal A Notícia